O que está por trás da tradição de madrinhas usarem a mesma cor de vestido no casamento?
Além do deslumbrante vestido branco da noiva, outro detalhe costuma chamar atenção em cerimônias mais tradicionais de casamento: madrinhas usando vestidos da mesma cor. Pouca gente sabe, mas a tradição é bastante antiga e tem uma explicação um tanto quanto assustadora.
Por que madrinhas de casamento devem usar a mesma cor de vestido?
A escritora Hanne Blank, autora de livros sobre a História dos relacionamentos, contou em entrevista à revista inglesa Brides (Noivas) que as madrinhas de casamento originalmente tinham a responsabilidade de proteger a noiva de espíritos malignos.
O uso de uma mesma cor de vestido entre as madrinhas funcionava como uma espécie de truque para confundir os espíritos do mal que poderiam prejudicar a noiva - que, assim, ficaria livre de possíveis ameaças.
Antigamente, as madrinhas até costumavam a usar o mesmo vestido que a mulher que estava casando – algo impensável nos dias de hoje.
Valerie Berrios, autora do livro “The Bridesmaid’s Companion”, conta que alguns historiadores remetem a existência de madrinhas de casamento para os tempos bíblicos, quando os romanos criaram lei para que dez testemunhas estivessem presentes em qualquer casamento para "proteger os noivos do infortúnio provocado por espíritos malignos".
Compartilhe